Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FIV EM MULHERES MADURAS...

Meninas, achei um artigo da IPGO mto interessante e gostaria de dividir com vcs...

Mulheres ao redor de 40 anos têm normalmente uma quantidade menor de óvulos para serem fertilizados e, por isso, podem responder mal à estimulação ovariana Por estas razões, têm ciclos ovarianos cancelados implicando em desânimo, frustração e abandono do tratamento, além do alto custo financeiro gasto em medicação. Esses casos acabam frequentemente encaminhados para um Programa de Ovodoação.
Uma alternativa para estas mulheres é o Mini-FIV idealizado pelos japoneses da Kato Ladies Clinic, aperfeiçoado pelo St. Luke’s Hospital in St. Louis e utilizado pelo IPGO.
O Mini-FIV é indicado para mulheres com baixa reserva ovariana que desejam usar seus próprios óvulos ao invés de óvulos de doadoras. Ao invés de altas doses hormonais para tentar recrutar um número maior de folículos ovulatórios, opta-se por modelos mais econômicos (protocolo de mínima estimulação ovariana – MEO), em que se obtém um número pequeno porém de melhor qualidade, além das vantagens de não ter os efeitos colaterais de hiperestimulação ovariana e com um custo financeiro muito menor.

“Armazenamento” de embriões

Como alternativa, as induções podem ser repetidas, isto é, os óvulos são coletados em duas ou três induções diferentes, em meses seguidos ou não, fertilizados, congelados(vitrificados) e transferidos, de uma só vez, em um ciclo seguinte. Assim, utilizando-se menos medicação obtém-se um número maior de embriões em uma única transferência. Esta possibilidade é interessante por reduzir as pressões emocionais somadas nas várias tentativas que serão reduzidas á uma única transferência.
O sucesso do tratamento vai depender da experiência do profissional com o protocolo de Mínima Estimulação Ovariana, um laboratório que tenha um controle da qualidade do ar puro, sem toxinas, possibilitando o melhor desenvolvimento embrionário, e um Programa de Congelamento (vitrificação) altamente confiável.

Alguns Exemplos

Caso Clínico 1
Uma mulher de 43 anos, com dois filhos do primeiro casamento, é casada pela segunda vez com um homem de 32 anos e sem filhos. Realizou tratamentos sem sucesso e, apesar de ter recebido altas doses de hormônios nos tratamentos de FIV convencional, não obteve sucesso.
Realizou o programa de Mini-FIV, com pequena quantidade de hormônios (Mínima Estimulação Ovariana – MEO), coletando por ciclo um ou dois óvulos, que foram fertilizados e congelados. Após três coletas, os embriões foram transferidos, resultando em gravidez.
Caso clínico 2
Uma mulher de 41 anos, casada há dois anos, mãe de um filho de dez anos do primeiro casamento, não engravidava naturalmente há dois anos e apresentava FSH maior que 14, isto é, uma baixa reserva ovariana. Seu marido tinha sêmen normal. Foi tratada em outras clínicas com altas doses de hormônios, mas coletou no máximo dois óvulos e transferiu um único embrião. No IPGO, recebeu durante dois meses o hormônio etinilestradiol na dose 0,002 mg/dia, com o objetivo de diminuir o FSH, e a Coenzyma Q10 – 120 mg/dia. Realizou 2 ciclos de Mini-FIV. No primeiro, congelou por vitrificação um único embrião, e na segunda coleta teve mais dois óvulos e também um único embrião. Posteriormente, foram transferidos os dois embriões e a paciente engravidou de um único bebê saudável.

8 comentários:

Anônimo disse...

Iracema... já sabia que vc era especial, desde que li seus primeiros posts.

Feliz por ter mais um lugar para informação de qualidade!

Já tinha ouvido falar nesse tipo de fertilização, com várias induções... vi com o nome de mini fiv... muito importante ser difundido, pois há mulheres q desistem sem tentar por causa da idade.

Parabéns pela matéria e pelo blog!
Beijo.
Catarina.

Iracema disse...

Bem vinda Catarina!!
Vc que é uma pessoa especial, sempre confortando as meninas, sempre otimista...
Obrigada...
Bj

Iracema

Fabiana disse...

Oi Iracema!!

Seu blog está lindo, é um espaço maravilhoso para ajudar a todas que estão atrás deste sonho: MATERNIDADE!!

Bjos.

Iracema disse...

Obrigada Fabiana...
Minha idéia foi de ter um lugar para poder "desabafar" e ajudar as Futuras mamães....
bjus
Iracema

Anônimo disse...

linda essa minha amiga!!! Bjo da DAI!

Iracema disse...

Dai, amiga, obrigada pelo carinho....juntas nessa ardua caminhada, torcendo mto por vc...bjus

Anônimo disse...

Parabéns por ser esse ser tão especial. Hoje senti coragem de tentar após ler seus posts. Deus a abençoe grandemente.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.Tenho duas filhas adultas do primeiro casamento, meu marido atual não tem filhos e sua mãe não tem netos, fiz ligadura a 20anos,pensamos em adotar, recentemente não veio a mestruação e fiz exame BETA hgt deu positivo, seis dias depois fiz em outro laboratorio deu negativo, dia 27 vou no obstetra para ver o que aconteceu.Se não não estiver grávida vou fazer FIV no Projeto Cegonha que é o mais barato em P. Alegre, Se conseguir engravidar adoto uma criança mesmo assim, especialmente aquela grandinha que ninguém quer adotar.Que Deus me abençoe.

Postar um comentário